Bom dia!! Hoje mais um post na área de saúde. Esse post eu adorei a forma como ele foi escrito e como a Dra. Ana Cláudia Almeida , Cirurgiã – Dentista e especialista em reabilitação oral de Brasília/DF aborda, com tanta clareza e esclarecimento, assuntos relacionados ao clareamento dental.

Clareamento dental é um tratamento Preventivo, Corretivo ou apenas Estética?

Muitos pacientes me procuram no consultório querendo saber a diferença do clareamento dental caseiro e o de consultório, mas antes vou responder a primeira pergunta:

Respondendo a primeira pergunta, muitas pessoas buscam “como clarear seus dentes”, afim de deixa-los mais brancos, com aspectos mais saudáveis, e consequentemente revigorar a autoestima. E sempre se deparam com muitas dúvidas a respeito desse tema. Por isso, nos preocupamos em ajudar e acima de tudo orientar.

Antes de prosseguir com o artigo, peço licença para fazer uma citação: “De acordo com estudos (Ferreira, 2005), o ato de sorrir apresenta um significado social, que revela uma condição de prazer, aprovação, satisfação, utilizada no cotidiano para aproximar os sujeitos, a fim de que os mesmos compartilhem e aceitam das mesmas normas sociais. O sorriso tem uma individualidade, uma particularidade, para cada rosto, para cada sujeito, no entanto, ele pode servir como campo simbólico para chamar a atenção do próximo, evidenciando uma prática cultural”.

Logo, os principais benefícios não são exclusivamente estéticos, servem para contribuir com a elevação da autoestima, pois um belo sorriso com os dentes brancos melhora o processo de empatia em festas, comemorações importantes, viagens, trabalho, relacionamentos, dentre outros. Não podemos esquecer que representa a sua saúde bucal e higiene.

Outras dúvidas frequentes dos pacientes são:

Por que os dentes escurecem?

Os dentes podem escurecer por consequências de fatores externos ou internos. Os fatores externos compreende o consumo de alimentos ricos em corantes, como chás, cafés, molhos, bebidas, temperos, etc., que podem levar mudanças de colorações nos dentes com o passar do tempo. Os fatores internos podem ser fisiológicos ou não, como alterações estrutura dos elementos dentários, uso de alguns medicamentos ou substâncias que afetam a formação do dente.

Posso fazer sozinho?

Não, o paciente deve passar por uma consulta com o dentista antes de iniciar o tratamento, dessa forma será escolhida a melhor técnica e o tempo que será necessário, pois o acompanhamento é essencial para maximizar os resultados e o conforto durante o tratamento. Por favor não tente sozinho ou sem a orientação, o prejuízo financeiro, estético e da saúde é grande.

O dente pode ficar enfraquecido ou sensível?

Não, o dente não enfraquece, porém a sensibilidade poderá ocorrer em alguns pacientes, por isso a importância do acompanhamento por um profissional.

Como funciona?

O gel clareador penetra nos dentes e reagem com os pigmentos responsáveis pelo escurecimento, quebrando-os em moléculas menores que interagem com a luz de maneira diferente, resultando em dentes mais claros.

Quem pode fazer o tratamento?

Com exceção de crianças e gestantes todos podem fazer. Ainda não há um consenso entre os especialistas a respeito da correlação entre a substância composta pelo gel e os efeitos ocasionados ao bebê, por isso não é recomendável para as gestantes o clareamento. Pacientes com problemas dentários, deve ser tratados antes de iniciar o clareamento. Pessoas que já possuem sensibilidades, doença periodontais, ou recessões nos dentes, devem-se ser avaliados e acompanhados por um especialista.

Quais as opções de clareamento?

Existem duas técnicas, o clareamento dental caseiro e o de consultório. O caseiro (que é fornecido pela clínica) é realizado em casa com moldeiras, sob a orientação do seu dentista. O clareamento de consultório é realizado pelo dentista. As duas técnicas associadas possuem uma durabilidade e resultados mais rápidos.

Alerto: à todos os interessados que não realizem sozinhos a técnica caseira, sempre que possível, realize com a orientação da sua clínica ou cirurgião dentista, isso é muito sério. Lembre-se que o seu sorriso é muito importante.


Você mora em Brasília/DF?

anaclaudia

Então você tem a oportunidade e grande prazer de fazer seu tratamento com Dra. Ana Cláudia Almeida, cirurgiã e especialista em estética dental em Brasília, com mais de 8 anos de experiência, é referência quando o assunto é Clareamento Dentário, Estética e Saúde Bucal em um local maravilhoso e de muito conforto e respeito ao paciente.

Clique no link e agende uma consulta para orientações e cuidados com seu sorriso.

Um abraço!
Dra. Ana Cláudia Almeida – CRODF: 10021.


Gostou? Então curta, compartilhe e comente!!

Abraços…

Wanessa R. Passos
Papo de Respeito
www.papoderespeito.com.br

2 Comentários

  1. Obrigado Wannesa,
    Vou compartilhar! Eu fiz clareamento e ficou ótimo!

  2. Olá,

    Eu fiz uma clareamento recentemente, e a resultando ficou ótimo! Obrigado pela dica!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close