novembro azul papo de respeito

campanha novembro azulNovembro Azul (Movember) é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro e dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

Em vários países, o Movember (Movimento Novembro Azul) é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro, dai se deu o nome Novembro Azul.

O câncer de próstata é o segundo que mais mata no Brasil, sendo o primeiro o câncer de pele não melanoma. É considerado o câncer da terceira idade, por conta de três quartos das vitimas terem mais de 65 anos. No Brasil, somente em 2016, serão mais de 61 mil casos, com 13 mil mortes. Números assustadores.

novembro azul próstataA próstata, que é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. Ela é uma glândula que produz parte do sêmen, líquido liberado durante a relação sexual, que contém os espermatozoides.O câncer de próstata é o segundo que mais mata no Brasil, sendo o primeiro o câncer de pele não melanoma. É considerado o câncer da terceira idade, por conta de três quartos das vitimas terem mais de 65 anos. No Brasil, somente em 2016, serão mais de 61 mil casos, com 13 mil mortes. Números assustadores.

Segundo o médico urologista Dr. Ériston Uhmann, é importante fazer os exames com constância e não somente uma vez. Isso porque o câncer pode aparecer de um ano para o outro e o diagnóstico precoce garante cerca de 90% de cura. “É importante registrar que não há sintomas do câncer de próstata”, afirma Ériston, por isso os exames de toque retal e de sangue são fundamentais para a confirmação da existência ou não da doença.

Tratamento: diagnosticado câncer de próstata, de acordo com o nível da doença, estado geral do paciente, pode ser feita a cirurgia, radioterapia (antes ou depois do ato cirúrgico) ou braquiterapia, que é uma radioterapia interna. O único hospital que realiza a braquiterapia no Centro Oeste é o Hospital Urológico.

Nós do Blog Papo de Respeito, fazemos um apelo: Não deixe para se cuidar só no Novembro Azul, cuide-se sempre, não deixe sua saúde ser prejudicada pelo preconceito e machismo. Previna-se e tenha uma saúde maravilhosa!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close